Gestão Ambiental

Trabalhar com foco na responsabilidade ambiental é uma das premissas do Centro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência Visual, o comprometimento com o meio ambiente e sua preservação é responsabilidade de todos.

Os colaboradores da empresa, buscam desenvolver suas atividades dentro dessa premissa, através de ações individuais e coletivas que garantem melhores práticas e procedimentos para a preservação do meio ambiente.

Caneca Ecológica

Este projeto tem como principal objetivo despertar a consciência ambiental dos colaboradores da Instituição. Vai de encontro ao conceito dos 3R`s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), utilizado no Gerenciamento de Resíduos. Reduzir significa minimizar, ou seja, não produzir resíduos sem necessidade.

Nesse projeto, cada novo colaborador recebe uma caneca, ficando responsável pela sua higienização e armazenamento em local adequado. Dessa forma, não é disponibilizado copos descartáveis aos colaboradores, apenas, para usuários.

Redução, reutilização e reciclagem de papel sulfite

O uso de papel sulfite reciclado, por acreditarmos que esta seja uma forma de incentiva o mercado de reciclagem de papel. Além disso, estimula a impressão dos dois lados da folha, a utilização de rascunho e o e-mail como forma de troca de informações, visando à minimização do uso de recursos naturais e, consequentemente, a geração de resíduos.

 

Economia de energia

Diversas ações foram desencadeadas dentre elas, a utilização de lâmpadas fluorescentes em todos os setores da unidade. A colaboração dos funcionários em sempre apagar as luzes quando as salas estiverem vazias. As paredes internas e o teto são pintados com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de luz artificial.

Economia de água

Diversas ações foram desencadeadas, visando à economia de água. Entre elas, destacam-se: manutenção preventiva e corretiva da hidráulica com trocas das tubulações defeituosas, reparação da parte mecânica da hidráulica do reservatório de água com impermeabilização, evitando possíveis infiltrações e vazamentos indesejáveis, torneiras de toque viabilizando economia de 70% em comparação com as torneiras comuns, vasos sanitários com caixa acoplada e projetos ambientais. Não mais utilizamos mangueiras nas lavagens e/ou limpezas diárias que estão sendo feitas à seco. Possui sistema de drenagem das minas de água existentes no terreno e esta água é filtrada e direcionada para o uso nas áreas externas e nas descargas dos banheiros.